segunda-feira, 26 de março de 2012

EMPRESAS QUE DESENVOLVEM PROGRAMAS DE GQT


Acadêmica Franciele
EMPRESA TASCHIBRA
A Taschibra uma empresa de Luminária, foi fundada em 02 de janeiro de 1995. Hoje, sua sede em Indaial, concentra uma das maiores fábricas de luminárias do país, com cerca de 15 mil m² de área fabril em um total de 52 mil m².
A meta da Taschibra é ser a maior empresa do ramo de iluminação das Américas. Atende atualmente todo o mercado nacional, com representantes espalhados pelos quatro cantos do país, além de países da América Latina, como Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e também países da África.
Hoje possui mais de 550 colaboradores espalhados pelo Brasil e exterior, devidamente capacitados para atender os desafios do mercado. Desde agosto de 2007 detém a certificação ISO 9001:2000.
A produção mensal de luminárias gira em torno de 350 mil peças. E pensando no futuro a Taschibra investe continuamente no desenvolvimento de produtos mais eficientes que tenham um menor consumo de energia e conseqüentemente menor impacto ambiental. É uma empresa inovadora, moderna, competitiva e comprometida com a natureza e com o desenvolvimento sustentável e apoia vários projetos de inclusão social por meio das práticas esportivas.
No ano de 2007 a empresa recebeu a certificação  do ISO 9001, um reconhecimento pelo esforço da empresa. Os objetivos da qualidade são: satisfação do cliente,  aperfeiçoamento dos colaboradores, melhoria contínua, parceria com fornecedores e desenvolvimento de produtos.
Programa Desenvolvido
Em janeiro de 2010, a Taschibra iniciou o programa 5´s em parceria com o SGQ. O programa busca, por meio dos cinco sensos , conscientizar a todos sobre a necessidade de estar sempre buscando a melhoria nos ambientes de trabalho. Os procedimentos são definidos para todos os setores baseando-se em um nível de qualidade mínima, uma vez que de acordo com o Sr. Schreiber, não havia uma política de qualidade para que os colaboradores pudessem seguir falando a mesma língua. “O segredo é focar
totalmente naquilo que sabemos fazer, mas sem nunca deixar de se adequar às necessidades, desenvolvendo sempre parcerias sólidas e lucrativas” afirma, Sr. Afonso
Comentário:
Observando alguns detalhes da empresa Taschibra, foi verificado que como qualquer outra empresa começou com poucas condições, e a base de uma boa administração e de sonhos hoje é uma das maiores fabricantes de luminárias, com a missão de oferecer soluções em iluminação por meio de produtos eficientes e econômicos, respeitando a comunidade e o meio ambiente, e visão de ser a maior empresa de setor iluminaria da América.
Com um olhar amplo a administração, pôde perceber que quem realmente comandava a empresa eram os clientes, assim focando cada vez mais em produtos de qualidade, e depois de muito esforço e trabalho programar o Sistema de Gestão de Qualidade total, e ser reconhecido pelo ISO 9001 foi mais uma razão para sempre focar em boa qualidade, desde o inicio da fabricação do produto até no pós venda.
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Acadêmica Paula
EMPRESA: AVON

Celebrando 125 anos de atividade, a AVON é uma empresa voltada para mulheres, ela comercializa seus produtos em mais de 100 países por intermédio de aproximadamente 6,5 milhões de revendedoras autônomas. A linha de produtos Avon inclui itens de beleza de alta tecnologia, assim como produtos de moda e para casa, e apresenta marcas de qualidade reconhecida como Avon Color, Renew, Skin So Soft, Advance Techniques e Avon Naturals.

Certificação em Gestão Ambiental: Desde 2008, as maiores instalações industriais – no Brasil, na China e na Polônia – receberam a certificação ISO 14001, norma internacional de práticas de gestão ambiental. O projeto (planta) das Filipinas também já tem essa certificação. Além disso, a fábrica no México recebeu a Certificação de Indústria Não Poluente da Agência de Proteção Ambiental em 2008, o que exige um sistema ainda mais eficaz de gestão ambiental. Hoje, é produzido mais de 60% de volume global em instalações certificadas pela norma ISO 14001.
Dentro da fábrica da Avon, em Interlagos, São Paulo, os funcionários seguem regras e normas que visam promover um ambiente mais limpo, saudável e seguro. Para orientá-los e facilitar o dia-a-dia das linhas de produção, o departamento de Meio Ambiente, Saúde e Segurança elaborou os 15 Mandamentos de Meio Ambiente, Saúde e Segurança.

Comentário:
A Avon possui sistemas de gestão ambiental em cada uma de suas fábricas em todo o mundo. Em 2008, recebeu a certificação ISO 14001, norma internacional de práticas de gestão ambiental. Possui praticas eficientes desde normas e regras que seus funcionários seguem até o envio de seus produtos e fornecimento de embalagens recicladas, visando atender as necessidades dos clientes e ao mesmo tempo, promover atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente.
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Acadêmica Luciana Bretzke
EMPRESA: BRANDILI TÊXTIL                                                      
A historia da Brandili começou em 1954 com Carl Heinz Brandes e sua mulher Lili Elza Bernardi Brandes na cidade de Apiúna – Santa Catarina.
Tudo começou após adquirirem uma casa de Comércio, e passados 10 anos iniciaram a Malharia Brandili. No começo a produção era voltada para conjuntos de Batizado e Blusas de Algodão infantil. Em 1990 iniciou a produção de roupas 100% algodão exclusiva para crianças.
Hoje nomeada como Brandili Têxtil produz 300 toneladas de malha, que por ano confecciona 15 milhões de peças voltadas para o Público infantil.
            Um dos pontos fortes nas quais leva a marca da empresa é a qualidade na qual a mesma oferece seus produtos. Há alguns anos atrás a empresa trabalhava com as normas    ISO 9001, mas como os custos para manter esse programa são altos houve a suspensão. Nem por isso a empresa regrediu na qualidade. A mesma realizou um manual de normas nas quais devem ser seguidas para garantir o mesmo padrão de qualidade.
            Outros fatores que levam a qualidade é a constante busca por melhorias que são apresentadas no Circulo de Controle de Qualidade de Santa Catarina. No ano de 2011 dentro da empresa foram criados 32 grupos de melhoria, com 115 melhorias propostas, e 191 pessoas envolvidas. Ao lado de empresas como WEG, Condor, Ceusa, Duas Rodas, Embraco, a Brandili demonstra uma forte empresa a se desenvolver no mercado.
            Ainda em busca de melhorias foi implantado os programas de 5’s, PDCA, Lean Manufacturing, Gerenciamento de Rotina, Kaizen e Kanban. E para que essas metodologias sejam aplicadas com sucesso, aplica-se ferramentas como Plano de ação (5W2H), Indicadores (Gestão á vista), Fluxograma, Brainstorming e Ishikawa.
            Todos esses programas levam a crer que a empresa esta em constante busca pela qualidade, antes vista como uma empresa familiar, sem muitas projeções. Hoje ao lado de Grandes empresas mostra sua responsabilidade perante a qualidade e moda para o publico infantil.
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Acadêmica Andriele
EMPRESA AMANCO
A Marca Amanco pertence a Mexichem, grupo de empresas químicas e petroquímicas líderes no mercado latino americano. Com sede em São Paulo, a Mexichem Brasil conta com mais de 2600 colaboradores e dispõe de 9 fábricas no Brasil. Trazendo ao mercado tecnologia de ponta, a empresa vem  conquistando a preferência do consumidor e de profissionais da construção civil, do setor de infraestrutura e da agropecuária.
O Grupo Mexichem é o maior produtor de resinas de PVC na América Latina e o principal produtor de tubos e conexões desta região. A Mexichem detém a liderança mundial na produção de ácido fluorídrico, sendo o único produtor integrado na América. Além disso, é líder também na produção de cloro.
  Com exportações para mais de 50 países e respaldo de mais de 50 anos de trajetória e 27 anos de comercialização de ações na Bolsa Mexicana de Valores, contribui ativamente para o desenvolvimento dos países onde atua, uma vez que seus principais produtos possuem um amplo mercado nos setores de crescimento mais dinâmico - construção, habitação, água potável e esgoto urbano - tanto na América Latina como nos Estados Unidos.
As empresas do Grupo têm como prioridade o desenvolvimento e utilização de tecnologias de vanguarda que garantem a qualidade e o serviço para serem competitivas em nível internacional. 
A missão da Mexichem é criar valores para os clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e a comunidade em geral, desenvolvendo e melhorando continuamente seus produtos e serviços. 
O objetivo da Mexichem é ser a empresa química e petroquímica líder do mercado latino americano. 
Para oferecer as mais avançadas soluções para áreas predial, infraestrutura e irrigação, a marca Amanco conta com 9 fábricas no Brasil, Sendo duas em nosso Estado.
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Acadêmica Milena
EMPRESA KLABIN
A Klabin é a maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil. Líder nos mercados de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, também produz e comercializa madeira em toras.
Fundada em 1899, possui atualmente 17 unidades industriais no Brasil - distribuídas por oito estados - e uma na Argentina.
Uma de suas unidades esta na cidade de Itajai, que atualmente trabalha com Embalagens de papelão Ondulado.
Certificações:
  • Conselho Brasileiro de Manejo Florestal FSC Brasil - Monitoramento anual - após a certificação, é realizado um monitoramento anual pela certificadora.
  • ISO 14001 - É uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) São especificadas definições para os seguintes termos: * Melhoria contínua; * Ambiente; * Aspecto ambiental; * Impacto ambiental; * Sistema de gestão ambiental; * Sistema de auditoria da gestão ambiental; * Objetivo ambiental; * Desempenho ambiental; * Política ambiental; * Meta ambiental; * Parte interessada; * Organização
  • ISO 22000 - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC): é um sistema de gestão de segurança alimentar que se baseia na análise das diversas etapas da produção de alimentos, analisando os perigos potenciais à saúde dos consumidores, determinando medidas preventivas para controlar esses perigos através de pontos críticos de controle. Atualmente, um sistema de APPCC pode ser certificado pela ISO 22000. 
  • ISO 9001 - Normas elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma empresa deve adotar a fim de atender plenamente aos requisitos de Qualidade Total desse conjunto de regras. A ISO 9001 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações que buscam a certificação; as próprias organizações é que estabelecem essas metas.
  • OHSAS 18001 - A OHSAS 18001 consiste em um Sistema de Gestão, assim como a ISO 9000 e ISO 14000, porém com o foco voltado para a Saúde e Segurança Ocupacional. Assim como os Sistemas de Gerenciamento Ambiental e de Qualidade, o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional também possui objetivos, indicadores, metas e planos de ação. A implantação da OHSAS 18001 na Klabin retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros.
A Cientec prestou serviços no desenvolvimento e implantação do software CPQ – Sistema para controle de processo e qualidade, na unidade de produção de papel reciclado da Klabin S/A na cidade de Ponte Nova – MG.
O software permite o total controle das etapas da produção necessárias para garantir a qualidade das bobinas de papel produzidas. O sistema permite um completo controle operacional da qualidade, desde a produção até a emissão do certificado de qualidade que acompanha a nota fiscal dos produtos. Permite também um completo controle gerencial, com a emissão de relatórios e gráficos que permitem aos gerentes tomar decisões rápidas e eficazes que garantam a qualidade da produção.
O CPQ foi desenvolvido em Delphi, com banco de dados Microsoft SQL Server.
Comentários:
A Klabin é uma empresa que se destaca pela qualidade no reaproveitamento do desperdício e na fabricação do seu produto, pois sua matéria prima vem de arvores que ela mesmo planta, e grande parte da sobra de fabricação é reaproveitada. É por esse motivo que possui tantas certificações, produz com qualidade, respeito ao meio ambiente e principalmente respeito as pessoas, pois quanto mais a empresa se dedica a não poluir ou prejudicar o ambiente em que esta situada, mais seus consumidores e colaboradores a admiram.
Ecologicamente correta, fazendo sua parte no meio ambiente e buscando qualidade no seu produto final.
A Klabin faz o ciclo completo de reciclagem:
Coleta→ Produz o papel→ Converte o papel para embalagem de papelão ondulado→ Os restos de materiais utilizados na produção retornam para a unidade de papel reciclado (Inicia um novo ciclo).
A empresa utiliza cerca de 40% de papeis reciclados na produção de suas caixas de papelão ondulado.
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Acadêmico Daniel
EMPRESA ENGETEL
A Engetel é uma empresa de Automação e Segurança, que fornece venda, projeto einstalação de sistemas de automação residencial, áudio e vídeo e itens complementares integrados para residências, auditórios, restaurantes e apartamentos.
Visão: Ser reconhecido como empresa referência no segmento de automação e segurança no estado de Santa Catarina.
Missão: Desenvolver e vender soluções em automação e segurança no segmento residencial, predial e corporativo.
Política de qualidade: Entender e atender as necessidades dos clientes através de pesquisa, qualificação da equipe e aplicando produtos qualidade, confiabilidade e alta tecnologia.
Noticias sobre a Engetel:
04 de dezembro de 2011: Engetel implantará sistemas de segurança em duas unidades da Amanco
(A Engetel fechou contrato com a Amanco do grupo Mexichem para implantar os sistemas de alarme de incêndio e iluminação de emergência nas 2 unidades da Amanco em Joinville.
18 de agosto de 2011: Engetel fecha contrato com Eletrobras.
(2 subestações de Eletrobras receberão sistemas de segurança de ultima geração.
A Amanco escolheu a experiência e a credibilidade da Engetel para executar a implantação do sistema de alarme de incêndio endereçável e iluminação de emergência centralizada nas 2 fabricas de Joinville/SC.
 Comentário
 A Engetel é uma empresa muito boa de se trabalhar, os proprietários da empresa saem para almoçar com os colaboradores, nas sextas feiras tem lanche a partir das 16:30hs. Ela ajuda a pagar cursos para os colaboradores com mais de um ano de casa.
 É a primeira empresa que trabalhei que paga um profissional para analisar os setores da empresa toda semana e fazer analise do que pode ser melhorado e o que está bom. Sempre buscando melhorar a qualidade no ambiente de trabalho, nos seus produtos e serviços.
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Acadêmica CARLA
EMPRESA ITACORDA
Situada no município de Penha bairro São Nicolau, foi fundada em1988 é uma empresa familiar, iniciou suas atividades, com o foco no setor pesqueiro, agropecuária, transporte, construção civil e outros, comercializando cordas torcidas e trançadas, os matérias utilizado para fabricação da corda é polipropileno, polietileno, poliéster virgem, PET e outros, todos os materiais reciclados.
Iniciou no ano de 2011 a implantação do 5S, voltado para a melhoria e qualidade de vidas dos funcionários e melhorar o desempenho da organização, envolver todos os membros da administração com o objetivo de melhorar a organização da empresa.  Esta sendo implantado como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, de cada funcionário contribuindo para a conquista da qualidade total, está no processo inicial tentando organização os setores, as melhorias são perceptíveis o desempenho de todos os funcionários em deixar seu ambiente de trabalho mais limpo e organizado com esse resultado o objetivo é trabalhar com mais organização um ambiente mais aconchegante, com incentivo de melhoria e motivação foi lançando uma meta onde cada setor recebera a sua meta, a equipe que estiver com mais ponto receberá um troféu, a primeira equipe a receber o troféu foi à equipe de manutenção quem vem liderando o troféu já é tetra campeão, com essa meta as disputas entre os setores já está ficando bem disputadas.
A empresa já pode observar excelentes resultados, é feito uma auditoria mensalmente para relatar s fatos, com essa experiência à empresa pode comprovar que um programa bem elaborado pode trazer resultados surpreendentes
Se todas as empresas seguir uma rotina de qualidade de vidas no seu dia a dia, buscando modificação e melhorar em seu ambiente de trabalho, essas dificuldades serão vencidas é um desafio para todos, precisam trabalhar como equipe e fazer valer a pena em nossa empresa e no nosso dia a dia.
A Qualidade de vida nas empresas não é mais um diferencial, mas sim uma exigência do mercado, as empresas precisam pensar nas pessoas, pois para ser uma empresa competitiva precisa está com os funcionários motivados, com isso vão produzir mais e melhorar e com qualidade, não se pode esperar qualidade nas pessoas se não temos qualidade no seu próprio trabalho.
“Segundo o autor Matos para ser feliz, é necessário ter saúde, satisfação consigo próprio e com seu trabalho, e tudo isso compreende qualidade de vida. É interessante avaliarmos o conceito de empresa feliz apresentada por Matos (1996), cujos valores são muito próximos aos indicadores de QVT: aquela que oferece as condições motivacionais à plenitude da realização humana, ou seja, um clima estimulador à participação e à criatividade, canais abertos de comunicação e expressão, exercício regular da delegação de autoridade e do trabalho em equipe, incentivos ao desenvolvimento da capacidade de liderança, reconhecimento ao esforço empreendedor e à obtenção de resultados. Isto é, a empresa feliz é a empresa bem administrada.”
“Segunda a empresa Itacorda está buscando a qualidade total de seus produtos e a satisfação de seus clientes, a Itacorda trabalha com matéria prima selecionada de lata qualidade e seus produtos somente são lançados no mercado após passarem por rigorosos testes de resistência que são realizados através de laboratórios especializados, com o IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológicas). Seus colaboradores recebem treinamentos constantes de forma a garantir o aperfeiçoamento continuo em um conseqüente comprometimento com a qualidade dos produtos e serviços.”
Para mais informações http://www.itacorda.com.br/index.php
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Acadêmica Naiara
EMPRESA TAKATA

A empresa Takata Petri S/A, é uma empresa de tecelagem e tingimento de cadarços para cinto de segurança, situada no endereço Rodovia BR 101, Km 100, bairro Santo Antonio – Balneário Piçarras. Teve seu Início em 2003-2004.

O projeto e gestão ambiental tiveram início em fevereiro de 2007, com a conservação de Insumos de produção – Água. No processo industrial da empresa ocorre  a utilização de água para o resfriamento de cilindros na máquina de tingimento para secagem do cadarço tingido. Essa água anteriormente era enviada ao tratamento de efluentes da empresa. O projeto foi elaborado para reutilização da água novamente no processo industrial e está em prática até hoje.
A empresa desenvolve várias programas de qualidade ISO, por ser uma empresa multinacional...
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Acadêmica Giselle
EMPRESA DERMOBEL
Fundada em agosto de 1989, a Dra Léa Regina Conrado Costa Lima, é graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Dermobel oferece toda a segurança e qualificação em manipulação de fórmulas médicas em todas as especialidades, para uso interno e externo.
Programas Desenvolvidos: Implantou em São Miguel do Oeste e região uma inovação na área farmacêutica: a manipulação, um tratamento especializado e diferenciado que os medicamentos industrializados não podem oferecer.
Comentários Pessoais: a Dermobel possui dentro das seguintes especialidades médicas:- Cardiologia- Dermatologia- Ginecologia- Urologia
- Ortopedia e Traumatologia- Psiquiatria- Pediatria- Oftalmologia
- Otorrinolaringologia- Medicina Interna- Endocrinologia- Odontologia
- Medicina veterinária- Nutrição- Neurologia
Controle de Qualidade: é licenciada pelo Ministério da Saúde e qualificada de acordo com a normatização RDC 33 da ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Há três anos a Dermobel incorporou o programa de qualidade total, o que tem mobilizado toda a equipe na melhoria dos serviços e processos, com o acompanhamento de auditorias , cursos e serviços de empresas especializadas.
Para maiores informações acesse o site: http://www.dermobel.com.br/ 
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Acadêmico Adilson Romão
A TYSON FOODS
O Tyson Foods começou como uma pequena granja, na década de 30, na cidade de Springdale, Arkansas (EUA). Hoje, a Tyson Foods é a maior processadora mundial de carne de frango, bovina e suína. Está na segunda posição das maiores produtoras de alimentos da Fortune 500. A companhia desenvolve grande variedade de produtos a base de proteína e alimentos preparados e é reconhecidamente líder nos setores de varejo e serviços de alimentação nos mercados em que atua.
A Tyson Foods também é a maior fornecedora mundial de carne suína e bovina. A Tyson Fresh Meats, unidade responsável por este segmento, conta com mais de 60 unidades de produção nos Estados Unidos, além de uma joint venture na Argentina.
Ao contrário dos negócios com frango, as operações de suínos e bovinos são apoiados em uma rede de fornecedores independentes.  As unidades de produção de carne fresca (12 para bovinos e nove para suínos) estão estrategicamente localizadas perto dos maiores e mais qualificadas fornecedores destes animais.
Programa de qualidade 5S
O programa 5S tem o objetivo de contribuir para o bem-estar de todos os profissionais, mantendo a empresa sempre organizada.
O intuito é melhorar a utilização dos espaços, a comunicação visual das áreas, reduzirem desperdícios e acidentes, manterem os equipamentos em ordem, o clima agradável na empresa, o ambiente de trabalho limpo e a preservação da saúde.
A equipe do 5S mensalmente organiza reuniões para buscar melhorias e conscientização de que as pequenas atitudes do dia-a-dia podem contribuir para a qualidade final do produto.
A cada ano, todos os procedimentos da ISO 9001 são verificados na unidade de São José, garantindo que os produtos estejam sempre dentro das normas de qualidade vigentes.
Responsabilidade Ambiental
 A preservação e proteção ao meio ambiente estão inseridas na rotina da empresa. A unidade de São José está instalada estrategicamente numa área de 13 hectares de Mata Atlântica nativa, protegida pelas leis ambientais.
Comentário
Caros amigos leitores, uma organização que procura honrar a Deus, respeitar os semelhantes, clientes e os stakeholders, entendo que tem grandes possibilidades de ter sucesso; com a soma da busca da qualidade total , a responsabilidade social e ambiental com certeza levarão ao ápice do sucesso qualquer organização.
Muito mais que isso, creio que as visões internas e externas da qualidade que Juran declarou, foi imprescindíveis para a vitória organizacional e empresária do Grupo Tyson, pois esta visão que impulsionou nova forma de gerenciamento no mundo globalizado.
Os princípios da Qualidade e Gestão levam ao foco no cliente que faz a organização entender e buscar melhorias contínuas, decisão baseada em fatos a fim de evitar erros já acontecidos até mesmo em outras organizações, traz comprometimento e envolvimento da Liderança, visão sistêmica e visão de processos.
Essa interatividade da melhoria contínua deixa claro as quatro etapas do PDCA, entendendo isso uma organização jamais será a mesma e não terá mais limite de crescimento.
Lembrando que uma empresa honesta só pode sobreviver dentro de uma sociedade se for para contribuir para a satisfação das necessidades das pessoas, respeitando-as como ser humano e dando-lhes oportunidades de crescerem como pessoas no seu trabalho, vivendo uma vida feliz e de esperança.
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Acadêmica Simone
EMPRESA CIA HERING
ENDEREÇO: RUA HERMANN HERING,1790 - BOM RETIRO  CEP: 89010-900 - BLUMENAU/SC –SANTA CATARINA
Hermann reuniu condições para fazer o primeiro investimento já em 1880.  Comprou um tear circular e um caixote de fios.  Os Herings enfrentaram as condições precárias, as dificuldades para a compra de matéria prima e outros percalços naturais de um novo negócio, que na época eram extremamente complexos. Com sua perseverança, a dedicação e a qualidade dos produtos obtida ainda nos primeiros anos de funcionamento, os irmãos Hermann e Bruno Hering contribuíram para escrever uma das mais belas e importantes páginas da história de desenvolvimento econômico brasileiro.
A palavra Hering significa "arenque" em alemão. 
Programas: Gestão social integrada as praticas ambientais e responsabilidades social corporativa, (as praticas de sustentabilidade acompanham a Cia Hering desde a fundação)
Política da qualidade e sustentabilidade da Cia Hering ( A Cia Hering é uma organização inovadora, competitiva e sustentável)
Garantir um ambiente de trabalho ético, íntegro e seguro contribuindo para o desenvolvimento e a qualidade de vida de seus colaboradores.
Ser economicamente rentável, promovendo a responsabilidade sócio ambiental e respeitando as regras da sociedade.
Com sua perseverança, a dedicação e a qualidade dos produtos acho que a Cia Hering se tornou uma grande empresa, muita atenta a projetos sociais como preservação da natureza e acima de tudo sempre de olho na qualidade de seus produtos.
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Acadêmica Lirits
DA GUARDA
A qualidade é a grande preocupação da água Mineral Da Guarda em relação aos seus produtos perante os consumidores. Em termos de limpeza e higienização, este cuidado é maior ainda, pois do que adianta ter um produto totalmente limpo e natural se daqui a pouco podemos encontrar uma embalagem suja e contaminada.
  A água Mineral Da Guarda trabalha com embalagens de plástico. Pensando nisso, as embalagens descartáveis passam por um processo de rinsagem (processo pelo qual as garrafas são rigidamente sanitizadas) antes de seguirem para a sala de envase.
 Já os garrafões de 10 L e 20 L passam por um processo de seleção, após vão para uma pré-lavagem (manual), depois seguem por esteira até uma lavadora de vasilhames, onde serão limpados e sanitizados,depois seguem por esteira dentro da sala de envase passando por um revisor se aprovados vão para a enchedora e tampadora após passam por outro revisor o qual distribui os lacres e assim os garrafões envasados saem da sala de envase ainda por meio de esteiras e fora da sala de envase são acomodados em pallets seguindo para o estoque até que o laboratório de controle de qualidade da empresa libere-os para a venda.
  Há milhares de anos as águas da chuva penetram o solo e atravessam as diversas camadas de rochas que compõem o subsolo na região de Termas da Guarda no município de Tubarão - SC. Neste percurso são enriquecidas por diversos elementos químicos como o magnésio o potássio e o sódio, até encontrarem camadas impermeáveis, onde estacionam. Em 1945 o senhor Santos Gugliemi, neto de imigrantes italianos que se tornou um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento econômico da região sul do estado, com sua experiência no ramo da mineração descobriu um novo tipo de mina. Seu espírito empreendedor não permitiu que ele perdesse a oportunidade: em pouco tempo a reserva natural de 500.000 m2  de mata nativa que abriga a fonte foi adquirida.
  Já em 1960 foram importadas da França as primeiras máquinas para o engarrafamento da água e deu-se início a comercialização. Mais de quarenta anos depois, contando com processo de envase totalmente automatizado, profissionais altamente qualificada e logística que prima pela saúde e satisfação do consumidor a Da Guarda, líder de seu segmento na região sul do Brasil, ostenta prêmios como o Top Of Mind e tem sua qualidade certificada através da implantação do sistema de gestão de qualidade ISO 9001/2000.
  O passar dos anos, os constantes investimentos e a modernização do processo de engarrafamento, comercialização e distribuição da água serviram apenas para facilitar o acesso e o consumo desta preciosa riqueza natural, que permanece cristalina, leve, saborosa e extremamente saudável. Exatamente como quando a fonte Santo Anjo da Guarda, de onde brota, foi descoberta.
Comentário: Achei muito interessante a idéia deles, pois a água é o maior bem da humanidade e devemos cuidar dela muito bem.
Para mais informações http://www.daguarda.com.br/
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 Acadêmica Talionara
EMPRESA PORTONAVE S/A.
O sonho de construir um Terminal Portuário em Navegantes iniciou em 1998, quando o empresário Agostinho Leão comprou alguns terrenos na região que margeava o Rio Itajaí-Açu.
Com o aceno positivo das lideranças da região, os empreendedores começaram a desenvolver o projeto. Após três anos, nascia a Portonave.
O momento e o local não poderiam ser mais propícios: interesse crescente da iniciativa privada no setor, condições físicas e econômicas favoráveis, área desocupada, sem entraves ambientais, e o canal de navegação disponível.
Após receber autorização da FATMA sobre a viabilidade técnica do local, no dia 26 de outubro de 2005, foi lançada a pedra fundamental, que marcou o início das obras da Portonave.
As obras foram concluídas em agosto de 2007, dentro do cronograma estipulado e, no dia 21 outubro, atracou o primeiro navio no Terminal, o MSC Uruguay.
Promovendo a geração de divisas e o incremento da balança comercial, a Portonave sempre respeitou o meio ambiente e manteve alicerces éticos na competência e envolvimento dos seus profissionais, além de atuar com transparência, para que a comunidade ficasse ciente das mudanças
ocorridas em seu entorno.

O resultado dessa parceria já pôde ser visto após o primeiro ano de operação do Terminal, onde o eixo Itajaí-Navegantes projetou-se na cena logística mundial

Hoje, com três anos de produção e após conquistas importantes como as
certificações ISPS Code, ISO 9001 e ISO 14001, o Terminal continua crescendo e junto gerando o crescimento socioeconômico de todo o município.


Alguns programas desenvolvidos:

Responsabilidade Social
· Projeto Novos Rumos
· Programa Adolescente Aprendiz
· Portonave de Todos
· Projeto Embarque no Saber
· Projeto Sinal Verde
· Projeto Pedágio do Brinquedo
· Datas Especiais
· Comunicação também é Cultura
Preservação Ambiental· Recicle seus hábitos
· Palavras pelo planeta
· Projeto cada gota vale a pena
· Projeto Praia limpa
Comentários Pessoais              
 A Portonave vem buscando uma integração com a comunidade cada vez melhor, desenvolvendo programas em diversas áreas, tudo isso para melhor atender, desde seu colaborador, cliente a comunidade.

              Com o Sistema de Gestão Integrado implantado, garante que a Portonave esteja sempre dentro das normas conhecidas internacionalmente, mantendo melhoria continua de seus objetivos, aspectos de segurança e saúde ocupacional, ambiental, entre outros.

              A Portonave desde seu início vem causando muitas melhorias na região, muitos empregos, cuidado especial com o meio ambiente, programas na área de Responsabilidade Social, um deles é o Portonave de Todos, que objetiva preservar os recursos ambientais e culturais e promover a valorização da vida para as gerações futuras, envolvendo os colaboradores e sociedade, contribuindo para o crescimento da cidade.
Para mais informações  http://www.portonave.com.br/
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Acadêmica Gladis
EMPRESA TUPY
           Fundada em 9 de março de 1938, na cidade de Joinville/SC. Albano Schmidt era um homem de negócios e os sócios, pessoas que já se dedicavam a fabricar artefatos de ferro, utilizando conhecimentos rudimentares de fundição.
           A década de 1970 marca também o início do processo de internacionalização da TUPY. Já exportando conexões para países da América do Sul e da Europa, a empresa se estabelece em 1976 nos Estados Unidos e, no ano seguinte, na Alemanha, com escritórios de negócios.

           Em 1995 a TUPY deixa de ser um empreendimento familiar e seu controle acionário é entregue a um grupo de fundos de pensão e bancos, solução de capital encontrada para fazer frente ao excessivo endividamento. Nesse mesmo ano, a TUPY adquire a Sofunge, fundição cativa da Mercedes-Benz do Brasil.

          Em 1998 adquire uma unidade de fundição em Mauá, no Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que moderniza e expande o parque fabril de Joinville.

            Ao completar 70 anos, em 2008, a TUPY – com sua saúde financeira totalmente recuperada – anuncia investimentos de R$ 420 milhões, destinados à modernização de suas unidades produtivas, ao aumento da capacidade de produção, à ampliação dos serviços de usinagem e melhorias ambientais. O ano da comemoração do septuagésimo aniversário passa para a História como o melhor ano da empresa, em vendas e geração de caixa.

Certificações
          A primeira certificação do Sistema de Gestão da Qualidade TUPY pela série ISO 9000 data de 1992 e, atualmente, a empresa é certificada com base na versão 2008. No segmento automotivo, a TUPY obteve a certificação QS-9000 em 1997, sucedida pela ISO/TS 16949. Atualmente, detém a certificação pela versão 2009. Já o Sistema de Gestão Ambiental foi originalmente certificado pela ISO 14001 em 2001 e, no momento, está certificado pela versão 2004.
           Além das certificações que atestam a qualidade dos sistemas de gestão, as conexões, granalhas e perfis, produtos fabricados e comercializados pela TUPY, observam normas técnicas nacionais e internacionais e têm certificações de produto específicas. Estas estão mencionadas na descrição de cada um dos produtos.
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Acadêmica Janete
EMPRESA NATURA
        A Natura é uma marca de origem brasileira, nascida das paixões pela cosmética e pelas relações, presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, somos a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Desde 2004, somos uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

         Em nosso comportamento empresarial, buscamos criar valor para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimensões econômica, social e ambiental. Acreditamos que resultados sustentáveis são aqueles alcançados por meio de relações de qualidade e, por isso, buscamos manter canais de diálogo abertos com todos os públicos com quem temos contato, em um exercício contínuo de transparência.

       Nossos produtos são a maior expressão de nossa essência. Para desenvolvê-los, mobilizamos redes sociais capazes de integrar conhecimento científico e sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo, ao mesmo tempo, o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira. Na sua produção, não utilizamos testes em animais e fazemos observância estrita das mais rigorosas normas de segurança internacionais. O resultado são criações cosméticas de alta qualidade, que proporcionam prazer e bem-estar, com design inspirado nas formas da natureza.

      Consideramos as consultoras e os consultores nossos primeiros consumidores. É por meio deles que os produtos Natura chegam às mãos de seus clientes, com quem incentivamos que estabeleçam relações de qualidade, baseadas no entendimento e no atendimento de suas necessidades. Para isso, faz parte da atividade da consultoria o conhecimento, a utilização e a vivência dos benefícios dos produtos Natura e de seus conceitos antes de
ferecê-los a parentes, amigos, conhecidos.

       Estimulamos o desenvolvimento pessoal, material e profissional de nossas consultoras e nossos consultores e os encorajamos a se tornarem agentes de transformação, contribuindo para a disseminação do conceito do bem estar bem e para a construção de uma sociedade mais próspera, mais justa e mais solidária.

Programas Desenvolvidos: 


 Programa Natura Campus - Construindo redes para inovação:
Buscamos conectar a Natura e o meio científico com a formação parcerias e redes globais de colaboração que promovam relações capazes de ampliar e difundir conhecimentos e inovação.

Programa Acolher: Quando você ouve a palavra "acolher", o que vem a sua cabeça? Provavelmente você pensa em abraço, em amparo, em parceria. O Programa Acolher tem exatamente estes objetivos: abraçar Consultoras e Consultores que acolhem suas comunidades através de ações sociais. Queremos acolher quem acolhe e apoiar as suas ações.

O Programa Acolher é uma iniciativa da Natura criada especialmente para conhecer, reconhecer e apoiar Consultoras e Consultores que utilizam de criatividade e, sobretudo, de muito amor para ajudar a melhorar a vida de outras pessoas. Além disso, procura promover a troca de experiências e a criação de uma corrente de pessoas que ajudem a desenvolver ainda mais ações sociais que já existem.

Programa Natura Carbono Neutro:

Na busca de soluções para a crise das mudanças climáticas, criamos em 2007 o Programa Natura Carbono Neutro, que visa reduzir de forma contínua nossas emissões de gases do efeito estufa.

Comentário
         A Natura é uma empresa que busca criar um valor para a sociedade em geral, visa o crescimento profissional e pessoal de suas consultoras e consultores. É uma empresa que produz cosméticos de alta qualidade e segurança, baseado no bem estar de seus clientes e na preservação do meio ambiente.
Para mais informações http://www.natura.net/br/index.html
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Acadêmica Juliana Matos
EMPRESA KARSTEN
             A Karsten é uma indústria têxtil brasileira de cama, mesa e banho, com sede em Blumenau, estado de Santa Catarina. Foi fundada em setembro de 1882 pelo imigrante alemão Johann Karsten.
             Está presente em mais de 40 países, tornando-a uma das maiores exportadoras do país em artigos têxteis.
Missão: Oferecer moda atraente para ambientes e o bem estar das pessoas.   Visão: Ser referência mundial de qualidade e beleza, oferecendo produtos diferenciados através de uma equipe motivada e comprometida com a exêlencia de gestão.
Valores: unidade, ética, inovação, meio-ambiente, integração social e gestão de excelência.
             A empresa de grande porte de Blumenau - SC, busca a excelência nos produtos e serviços, aprimorando seus recursos humanos e tecnológicos, integrando o sistema de qualidade e meio ambiente, destacando-se como uma empresa ecologicamente correta, baseado em um dos seguintes critérios:
·         Fornecer aos nossos clientes produtos e serviços seguros que satisfaçam ou antecipem as suas necessidades, garantindo a qualidade e respeitando o meio ambiente.
           A Karsten sempre buscou promover mais qualidade de vida, tanto através de seus produtos como de suas ações comprometidas com a questão ambiental. Foi a pioneira entre as indústrias têxteis catarinenses a instalar uma Estação de Tratamento de Efluentes pelo sistema biológico, removendo em 100% os produtos químicos.
            A própria empresa capta a água que consome do rio do Testo, em Blumenau, utilizando, tratando e devolvendo-a mais limpa do que na captação.               Além disso, faz o controle e o tratamento da água para o consumo humano e industrial, um processo que está em constante evolução.
            Além de se preocupar com a qualidade de seus recursos naturais e controle do mesmo, a empresa Karsten baseia seus critérios de qualidade de cada processo produtivo em normas de referência, como exemplo:
Lavação 60°= ISO 105-C 03
PH= ISO 3071
Tonalidade= ASTM- D1729
             Conclui-se que a empresa Karsten é altamente comprometida com o controle de qualidade tanto na parte de gestão de recursos naturais como em cada processo produtivo, pois cada passo é baseado em alguma norma.             
Certamente este é um grande diferencial competitivo da empresa no mercado,pois ela trabalha com a iso 9oo1.
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Acadêmico Jair
EMPRESA
W SUL
A W-Sul trabalha no seguimento de vendas de peças de moto e bike, vindo do Grupo Logoa  sua matriz, onde tem os grupos W-Sul e W-SP dentro delas a LMbike,  LMmoto Lagoa Moto Parts. A empresa é implantada com o programa 5S (Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke).
Seiri – Desenvolver a noção da utilidade dos recursos disponíveis e separar o que é útil de o que não é, destinar cada coisa para onde possa ser útil.
Seiton – Coloca as coisas no lugar certo, realizar as atividades na ordem certa.
Seisou – É retirar o lixo, a poluição, evitar sujar, evitar poluir.
Seiketsu – Padronizar comportamento, valores e praticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.
Shitsuke – Autogestão, cada um se cuidando, adaptando-se à novas realidades de modo que as relações com o ambiente e pessoais sejam recicláveis e sustentáveis de forma saudável.
Segundo informações da LETICIA LETZOW do setor RH/Qualidade da empresa – A empresa adota com rigorosidade o programa 5S, uma vez por mês o RH faz uma vistoria nos setores dando nota em cada setor, a mesma é posto no mural na empresa, com nota ruim, irregular ou bom.
O setor que estiver com nota boa, a empresa bonifica com uma porcentagem a mais no vale alimentação, sendo assim fazendo com que todos da empresa venham a contribuir com o programa.
Algumas das normas adotadas são: gavetas de escritório arrumadas, mesa sem papal ou quais quer objetos podendo somente uma caneta em cada mesa. Há a separação de lixos, contribuindo assim com o meio-ambiente.
Com isso pude verificar que a empresa busca através do 5S melhorias de qualidades, levando os colaboradores a trabalhar com o programa e ao mesmo tempo ser recompensado por isso. Achei interessante essa iniciativa e a busca me qualidade em atendimento começando com a organização e qualidade dentro da organização.
Para mais informações


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Acadêmica Rosecléa
EMPRESA Atlantis TERMINAIS DE CONTAINERS VAZIOS LTDA.


Breve Histórico: Desde 1997, a Atlantis Terminais atua, com muita eficiência nos principais portos brasileiros, oferecendo o mais completo serviço de contêineres do mercado. Estrategicamente localizada nos Portos de Santos, Paranaguá, Navegantes e Rio de Janeiro, a Atlantis Terminais oferece serviços de:


- recebimento e entrega de contêineres vazios;


- inspeção, limpeza e lavagem;


- reparos de contêineres pelo critério IICL;


- armazenagem e monitoramento;


- inspeção de contêineres refrigerados;


- transportes de contêineres;


-envio diário das movimentações para seus clientes.

- EDI, Estimativas

A Atlantis Terminais/Santos possui certificação de qualidade ISSO 9001,desde 2002.Para a Atlantis Terminais/Santos,o sistema de qualidade é uma importante ferramenta para garantir melhorias contínuas de processo e serviços com uma atuação baseada em procedimentos eficientes e seguros que raticam a confiabilidade dos serviços prestados.

Comentário:Vejo a Atlantis como uma empresa com um grande potencial de crescimento,pois busca sempre obter a qualidade nos seus serviços prestados,é uma empresa que possui um ótimo conceito no mercado externo.


Para mais informações
www.atlantis-ssz.com.br



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Acadêmica Bruna
Empresa: Alumetaf Fundição
Atender aos requisitos do cliente através de qualidade, confiabilidade e competitividade, buscando a contínua melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.
  • Satisfazer e superar as necessidades e expectativas de nossos clientes, garantindo a qualidade de nossos produtos, com atendimento personalizado e tratamento diferenciado.
  • Treinar e valorizar continuamente os nossos colaboradores, motivando-os ao aperfeiçoamento profissional.
  • Manter e melhorar sempre o ambiente interno na empresa, eliminando as condições inseguras, valorizando a saúde e o trabalho em equipe de nossos colaboradores.
  • Criar uma consciência em nossos colaboradores, visando sempre à garantia da qualidade e produtividade, o menor custo, o zero - defeito e a conquista constante de novos mercados.
  • Preservar sempre a boa imagem da empresa, perante os clientes, fornecedores e a comunidade em geral.
  • Investir no aperfeiçoamento contínuo de nossos processos internos, no desenvolvimento de novos produtos e na atualização tecnológica permanente de nosso parque fabril.
Controle de Qualidade Alumetaf
  • Espectrômetro de emissão ótica
  • Laboratório completo de Metalografia com emissão de Certificado de Qualidade
  • Durômetro
  • Técnicos em metalurgia
  • Análise de areias
Certificado ISO 9001:2000

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Aluno Haroldo
EMPRESA WEG
Há três políticas que sustentam a qualidade da WEG:
Política da Qualidade
Fornecer produtos e serviços com qualidade autêntica, ou seja, satisfazer as necessidades dos nossos clientes ao
Menor custo possível.
A WEG mantém esforços sempre comprometidos com essa qualidade, desenvolvendo suas atividades baseada-nos
Princípios da Qualidade, a saber:
•Atender bem nossos clientes, oferecendo produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades.
•Dar respostas rápidas e profundas a consultas e reclamações dos nossos clientes e cumprir os prazos prometidos.
•Treinar e motivar os nossos colaboradores para melhor desempenhar suas funções e dar oportunidade a todos
Para progredirem na Empresa.
•Adotar métodos de trabalho simples, eficientes e procurar aperfeiçoá-los continuamente.
•Fazer certo desde a primeira vez, eliminando o desperdício de tempo e material, contribuindo para a redução dos
Custos e aumento da rentabilidade.
•Adotar postura preventiva, buscando sempre eliminar as causas dos problemas.
•Tratar os nossos fornecedores como parceiros, contribuindo inclusive no desenvolvimento de seus padrões de
Qualidade.
•Melhorar a qualidade de vida, mantendo um ambiente de trabalho limpo, ordenado e seguro, preservando o meio
Ambiente e os recursos naturais.

Comentário
A weg sendo umas das maiores no seu segmento, trata a qualidade de seus produtos em todos os aspectos, desde a qulidade em si de seu produto até a qualidade de vida de seus funcionaris, emglobando produtos que satisfasam as necessidades e espectativas de seus clientes, proporcionando produtos com qualidade muito alta e o menor preço possivel, isso só ocorre por meio da qualidade que é utilizada na produção de seus produtos, evitandos gastos desnecessarios e evitando o desperdicio de materiais, proporcionando menor preço e maior lucro.

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Acadêmica Ewelin 
EMPRESA ROVITEX IND. E COM. DE MALHAS LTDA.

 Empresa localizada em Luiz Alves - Santa Catarina, atua na região há 26 anos, no ramo de confecção pronta, malha e fio. Possui 5 (cinco) filias, em Blumenau, Agrolândia, Ituporanga, Campos Novos e Gaspar. Possui mais de 1.800.00 funcionários, e milhares de peças produzidas no mês, tem o comprometimento total com seus colaboradores,oferendo programas de incentivos na educação; oferecendo biblioteca para pequisas; Ginástica Laboral todos os dias; Refeitório; Jornal Etiqueta publicação de matérias para todos os colaboradores; Programa 5spara combater o desperdício, aumentar a qualidade dos produtos e melhorar o bem estar do colaborador, baseando -se nos 5 (cinco) conceitos Japonês: Utilização (seiri), Ordenação (seiton), Limpeza (seisou), Saúde (seiketsu) e Auto disciplina (shitzuke).
Toda sua linha de produção é acompanhada por um programa Qualidade Ambiental. Para evitar a contaminação dos mananciais com os reagentes químicos, são coletados amostras periodicamente e enviado para a FATMA , reduzindo 95% a sujeira da água utilizada.

Para mais informações:
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Acadêmica Tâmara
EMPRESA UNILEVER

Quem em sua casa não consome algum produto da marca Unilever?
Atualmente ela é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, a Unilever completou, em 2009, 80 anos de atuação no Brasil.
Sua Missão é trabalhar para criar um futuro melhor todos os dias. Ajudando as pessoas a se sentirem bem, bonitas e a aproveitarem mais a vida com marcas e serviços que são bons para elas e para os outros.
Para que essa marca chegasse a esse nível de qualidade, ela em 1990 programou um estudo de Gestão de qualidade total. Diversas viagens foram organizadas para que os Gerentes desta empresa visitassem outras empresas com experiência em GQT. Após muitas visitas, em 2001 iniciou a implementação deste estudo.
Hoje todos os setores estão envolvidos elevando o nível de qualidade de seus produtos e eficiência de suas máquinas e de seus colaboradores.
A cada dia a Unilever busca inovação, ela tem um centro de Pesquisa para sempre estar inovando. Seu dinâmico ambiente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) atrai renomados cientistas que desfrutam do melhor dos dois mundos: o da tecnologia de última geração e a visão de como seu trabalho gera benefícios reais todos os dias.
Sua abordagem aberta à inovação lhe permite encontrar criatividade em diversas fontes. Trabalha com parceiros do mundo todo para desenvolver novas oportunidades e traduzi-las em melhores formas de atender às necessidades das pessoas.

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Acadêmica: Olga Emanuele Spielmann
Empresa: Iceport S/A – Terminal Frigorífico de Navegantes.

Localizada na ‎Rua Aníbal Gaya, 707, centro - Navegantes – SC. Totalmente integrada a Portonave, a Iceport S/A – Terminal Frigorífico é um centro de armazenamento, manuseio,distribuição e consolidação de carga frigorífica, oferecendo soluções que integram gestão e logística, nacional e internacional, como transporte rodoviário, liberação aduaneira e fretamento marítimo. Entrou em operação como câmara frigorífica em janeiro de 2009. Totalmente automatizada, a câmara frigorífica da Iceport ocupa uma área de 50 mil metros quadrados e tem capacidade estática de armazenagem de 18 mil toneladas.

Programas Desenvolvidos:

Para mensurar a qualidade a empresa Iceport S/A utiliza o SGI- Sistema de Gestão Integrada, o mesmo tem por finalidade buscar melhorias continuas, esta ferramenta tem grande importância, pois é uma base para as certificações ISO 9001(Gestão de Qualidade).

Dentro desta linha a Iceport, obtém as seguintes premissas:

•Buscar satisfação dos clientes, atendendo seus requisitos dentro dos termos acordados;
•Assegurar que a legislação, normas, e todos os requisitos subscritos aplicáveis relacionados aos seus aspectos ambientais e seus perigos de Segurança e Saúde Ocupacional sejam atendidos;
•Gerenciar seus aspectos e impactos ambientais significativos, garantindo a preservação do meio ambiente e a prevenção da poluição;
•Comprometer-se com a prevenção de lesões e doenças ocupacionais provocadas principalmente na movimentação de cargas frigorificadas.
•Aperfeiçoar e melhorar continuamente o sistema de gestão integrado por meio da capacitação da equipe.

Comentários:

Analisando estes dados e a estrutura da Empresa, pude verificar que a teoria utilizada pela empresa é praticada, pois a mesma deixa claro aos seus colaboradores estas diretrizes e faz com que buscam de um mesmo objetivo: a satisfação do cliente. A cerificação da ISO 9001 esta prevista para setembro de 2012.

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Acadêmico: Ricardo Manoel Ferreira 

Empresa: Transportes Dalçóquio

A matriz da Dalçoquio fica situada na Rodovia Jorge Lacerda, nº 415, KM 0 – Itajai – SC. Dalçoquio vem de "Dal zocchio", isto é, da cidade "zocchio", na região de Trento ao norte da Itália. A Dalçoquio começou as operações em transporte em 1968, em Itajaí (SC). No início o fundador da empresa prestadora de serviços, Augusto Dalçoquio Neto transportava derivados de petróleo e óleo combustível pela Petrobras Distribuidora. Em 1975, a razão social da Empresa foi alterada para Transportes Dalçoquio LTDA, fazendo a parceria com a Petrobrás ficar cada vez mais forte. Nessa época já contavam com uma frota aproximada de 50 caminhões. Em 1978, iniciou-se um novo segmento, o transporte de produtos corrosivos e tóxicos, isto é: Soda, Sulfúrico e Ácido Nítrico 98%. Em 1981, outra inovação: o transporte de minérios e fertilizantes com caçambões de 30 toneladas entre Santa Catarina e São Paulo. Atualmente a Dalçoquio conta com uma frota de mais de 1.000 caminhões e com unidades localizadas nos principais pontos do país e na Argentina.

Certificações e Programas:

Sassmaq: (sistema de 
Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade). Certificado que é obtido através da avaliação do desempenho nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade das empresas que prestam serviços à indústria química. Com o objetivo de reduzir o risco de acidentes, envolvendo o processo de descontaminação de tanques. Padronizando quesitos como plano de emergência, redução de riscos na operação com transporte de produtos químicos e perigosos, melhorando os índices de qualidade no trabalho.

Motorista é Nota 10: Programa que estimula os colaboradores a conduzirem os veículos com mais atenção no trânsito. Dividido em categorias, os condutores possuem metas, como a redução de acidentes, consumo de combustível e manutenção. Desde que foi implantado a Dalçoquio vem reduzindo significativamente o número de acidentes.

Iso 9001: Certificado que estabelece requisitos para melhoria dos processos internos. Para conseguir a Iso 9001 a empresa precisa ter profissionais capacitados, monitorar o ambiente de trabalho e verificar a satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores. A idéia é ter um processo contínuo de melhorias no sistema de gestão de qualidade.

Comentários: 

A Dalçoquio possui certificações e programas que demonstram a preocupação da empresa com a segurança do meio ambiente, dos colaboradores e comunidade através de redução de riscos nas operações da cadeia do produto. Destacando também o respeito pelo cliente, tornado se mais competitiva e melhorando seu desempenho no mercado de cargas. Provando que somente prestando serviços que credenciem certificações de segurança e qualidade é que podemos nos destacar entre os concorrentes, seguindo tendências e priorizando a qualidade total.

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ACADÊMICO: ARTUR
O Caso IBM do Brasil
A IBM utiliza os critérios do Prêmio Nacional (norte-americano) da Qualidade Malcolm Baldrige (MBNQA) para autoavaliação de suas companhias em todo o mundo. Os critérios são complementados por uma dúzia de tópicos da ISO 9001 e por requisitos específicos da corporação (incluindo interpretação ou adaptação da terminologia da companhia). Companhias são sucessivamente classifi-cadas no Círculo do Presidente, nos níveis Ouro, Prata e Bronze, de acordo com o escore que progressivamente atingem. Para ser promovida ao nível seguinte a com-panhia deve preparar um Relatório de Aplicação, o qual é avaliado em várias etapas, finalizando com uma visita à instalação. 
Há um método alternativo simplificado, em que a preparação do relatório é substituída por uma apresentação oral aos examinadores (por exemplo, pela manhã) com a visita às instalações começando à tarde e continuando no dia seguinte se necessário. 
Após utilizar os critérios do MBNQA para auto-avaliação de suas unidades, a IBM do Brasil começou, em 1993, a avaliar cada função da companhia. Todas GESTÃO & PRODUÇÃO v.2, n.1, p. 87-96, abr. 1995 90 as 19 funções deverão em breve estar sendo avaliadas. 
Conforme requisitado pelos setores da empresa que não estavam muito familiarizados com os critérios, as 92 áreas a serem consideradas foram reformuladas como questões e colocadas on-line disponíveis para todos os funcionários. 
O início do processo de avaliação foi decidido pelo Coordenador de cada função, que é também responsável pela integração das avaliações individuais que gerarão o relatório de aplicação. Uma visita de dois dias, feita pelos examinadores independentes, que são também, geralmente, examinadores do PNQ, encerra o processo. 
Uma compensação salarial é paga às pessoas envolvidas com a execução da função avaliada. A motivação para participar do processo de avaliação é muito grande, como relatado pela IBM do Brasil. 
A companhia está também conduzindo uma "mini-avaliação" em cerca de um terço de seus departamentos. Nesse caso é utili-zada uma lista de verificação reduzida, composta de 28 questões (uma para cada item examinado dos critérios do PNQ). A avaliação é conduzida em duas fases: 
- auto-avaliação pelas próprias pessoas do departamento 
- avaliação pelos clientes internos do departamento. 
A companhia está bastante satisfeita com o programa, e o está melhorando com a introdução de questionários específicos para cada função e departamento.
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Acadêmica: MARISTELA R. MERGEN
EMPRESA GRUPO GMEG 

1-MISSÃO DO GRUPO GMEG
Inovar sempre, para facilitar a vida de seus clientes, colaboradores e sociedade local, na fabricação, importação e comercialização de produtos para o uso hobby, ocasional, profissional e industrial.
A busca constante pela melhoria contínua nos processos de desenvolvimento, fabricação e comercialização conduzem a empresa para um crescimento sustentável, gerando rentabilidade para os sócios, revendedores, colaboradores e seus dependentes. Também respeitamos os valores éticos, ambientais e sociais que nos cercam, para que possamos cada vez melhor atender nossos clientes e revendedores de forma plena.
2-VISÃO
Estar entre os líderes de mercado em nossa linha de produtos. Fabricando produtos de qualidade e competitivos para satisfazer nossos clientes e revendedores.

3-POLÍTICA DA QUALIDADE
Desenvolver, fabricar e comercializar máquinas, equipamentos e acessórios para jardinagem, agricultura, metal mecânica, construção civil, geração de energia e injetados.
Inovar sempre, proporcionando a satisfação dos clientes através da confiabilidade e qualidade de nossos produtos, garantidos pela melhoria contínua dos processos e talentos humanos.

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA:
GMEG ® Um grupo genuinamente brasileiro, formado pela fusão empresas MOTOMIL, ELETROPLAS e GARTHEN, está localizado na Rodovia BR 470, KM 4 Nº 4001, no Bairro Machado na cidade de Navegantes em Santa Catarina..
Motomil: Fundada em 1991, começou com apenas dois funcionários em sede alugada de apenas duzentos metros quadrados e seu principal produto produzido foi o Motoesmeril. Hoje conta com um mix de produtos que atende diversos mercados, e vai deste o motoesmeril até compressores de ar e furadeiras de coluna e de bancada.
Eletroplas: Fundada em julho de dois mil e quatro é a empresa mais jovem do GMEG. Atua na fabricação de injeção plástica, fornecendo para as demais empresas do grupo e também para terceiros, tendo como cliente especial uma fábrica de motores da região.
Garthen: Fundada em março de 1991 com apenas 03 funcionários, a GARTHEN é especialista na produção de equipamentos para jardinagem e linha agrícola. É pioneira no Brasil na produção de máquinas de cortar grama tracionadas e continuamente busca se ampliar em seu segmento, adquirindo cada vez maior posição no mercado nacional.

Para mais informações www.gmeg.com.br
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Acadêmico: João Roberto 
Empresa: Porto de Itapoá


1-Dados da empresa 
Um terminal portuário moderno, eficiente e seguro. Assim é o Porto Itapoá, o mais novo empreendimento do setor no Brasil e um dos mais modernos da América Latina para a movimentação de contêineres. Inovador, ele foi planejado e construído com mínima interferência no meio ambiente. Em sua estrutura, destaca-se uma ponte de acesso de 230 metros que faz a ligação do píer com o pátio de contêineres. Atua também como um hub port, concentrando cargas de importação e exportação, permitindo redistribuir, por cabotagem, mercadorias para outros portos do Brasil e da América do Sul.
2-Endereço da Pesquisa http://www.portoitapoa.com.br
3- O Relato da experiência 
O Porto Itapoá recebeu no último dia 29 um importante reconhecimento de sua qualidade e investimento tecnológico, com a conquista de uma das certificações mais valorizadas e requisitadas no segmento de TI. A Furukawa forneceu o Certificado de Garantia Estendida 25 anos para toda a rede de cabeamento estruturado implantada no Porto.
Desde 2008, no início da construção do empreendimento, o investimento em TI realizado no projeto ultrapassou os 9 milhões de reais. A utilização de fibra óptica, em todos os processos de comunicação operacional é um dos diferenciais do Porto Itapoá no Brasil e no Mundo. Esta tecnologia permite uma maior segurança e velocidade no envio e recebimento de informações de pátio, cais e gate, suportando toda a performance operacional do terminal.
A certificação aconteceu após vistoria e validação da Furukawa, que foi realizada pelo responsável técnico e representante da diretoria de engenharia da Furukawa, João Lourival Andrade Neto, acompanhado pelos responsáveis técnicos, o engenheiro Eletricista e de Segurança Marcelo Pacheco e o consultor comercial Denílson da Silva, da ZF Conectividade e Infraestrutura, empresa responsável pela implantação do projeto no local. Também estavam presentes o gerente de Tecnologia e Sistemas do Porto Itapoá, Alvacir Rose, e o Técnico João Hofstetter, também colaborador do terminal.
4-Eventuais Resultados Outubro/2011
Porto Itapoá registra novo recorde de produtividade com 82,2 Movimentos por Hora
O Porto Itapoá registrou na madrugada de hoje, 7/10, o seu recorde de produtividade com o navio Cap. San Nicolas, do armador Hamburg Süd, chegando a marca de 82,2 MPH (Movimentos por Hora). A operação de 510 movimentos foi realizada em pouco mais de 6 horas de atividade, e se compara a movimentação dos mais modernos e ágeis terminais do mundo.
O último recorde registrado em Itapoá era de 81,5 MPH, realizado em setembro, na operação do navio Nagoya Tower, do armador Maersk Line.
A eficiência e agilidade na Performance do Porto Itapoá é uma de suas principais características, possibilitando uma produtividade acima de 60 MPH em praticamente todos os navios de grande porte. Somado a isso, a profundidade natural da Baía da Babitonga que chega a 16 metros no cais, o torna ainda mais atraente para a operação dos grandes navios que navegam na costa brasileira.
http://www.portoitapoa.com.br/noticias.asp?id=154&id_cat=1
5-Visão do acadêmico 
Por diversos fatores , Podemos afirmar que o Porto de Itapoá é visto pelos portos de Itajaí e navegantes como um exemplo a ser seguido , pois é visível o crescimento de movimentação de cargas neste porto , vários clientes , que antes fiéis agora optam pelo porto de Itapoá , por vários motivos como exemplo , a qualidade de trabalho , o atendimento ao cliente , maneiras diversas para faturamentos entre outros .. são vários segmentos a serem seguido pelas portonave e porto de Itajaí , hoje é possível notar que vários importadores estão mudando suas rotas de navegação e mudando seus armadores com intuito de levar sua carga até ITAPOÁ, isso serve de oportunidade para varias pessoas , pois surgiram novos empregos , é um exemplo para os Portos vizinhos e um novo investimento no nosso estado que está trazendo uma boa qualidade de vida e um ótimo retorno financeiro a todos os envolvidos.



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Acadêmica: Simone de moura 
EMPRESA: CIA HERING

Hermann reuniu condições para fazer o primerio investimento já em 1880.  Commprou um tear circular e um caixote de fios.  Os Herings enfrentaram as condições precárias, as dificuldades para a compra de matéria primna e outros percalços naturis de um novo negócio, que na época eram extremamente complexos. Com sua perseverançã, a dedicação e a qualidade dos produtos obtida ainda nos primeiros anos de funcionamento, os irmãos Hermann e Bruno Hering contribuiram para escrever uma das mais belas e importantes páginas da história de desenvolvimento economico brasileiro.
A palavra Hering significa "arenque" em alemão.

Programas:  Gestão social integrada as praticas ambientais e responsabilidades social corporativa,( as praticas de sustentabilidade acompanham aCia Hering desde a fundação)
Política da qualidade e sustentabilidade da Cia Hering ( A Cia Hering é uma organização inovadora, competitiva e sustentável)
Garantir um ambiente de trabalho ético, íntegro e seguro contribuindo para o desenvolvimento e a qualidade de vida de seus colaboradores.

Ser economicamente rentável, promovendo a responsabilidade sócio ambiental e respeitando as regras da sociedade.

Com sua perseverança , a dedicação e a qualidade dos produtos acho que a Cia Hering se tornou uma grande empresa, muita atenta a projetos sociais como preservação da natureza e acima de tudo sempre de olho na qualidade de seus podutos.

SIMONE DE MOURA RODRIGUES
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ALUNO: PAULO C DOS SANTOS
EMPRESA CONSULTADA: EMBRACO
Em 10 de março de 1971, nasceu no sul do Brasil, na cidade de Joinville (SC), uma empresa especializada em soluções para refrigeração, e que veio a se tornar líder mundial no mercado de compressores herméticos assim nasce a EMBRACO.
E já na década seguinte, a Embraco alcançou a autonomia tecnológica, e o diferencial em inovação que fez com que ganhassem o mundo, passando a comercializar seus produtos nos cinco continentes.
A Embraco em expansão; antecipando se à globalização econômica, no princípio dos anos 1990, a Embraco deu início ao processo de abertura de bases produtivas fora do Brasil e à consequente ampliação de sua estrutura global de vendas, consolidando sua posição de liderança mundial.
A Embraco possui unidades nos seguintes países: BRASIL, ITÁLIA, CHINA, ESLOVÁQUIA e MÉXICO.
Onde produz componentes elétricos de ferro fundido, e sistemas completos de refrigeração (para uso doméstico e comercial). E também componentes eletrônicos, empregados na otimização de eletrodomésticos.

Investimento em inovação: A Embraco investe em soluções simples, mas que proporcionam grande redução no consumo de energia e água. Para isso, foi criado em 2009, uma área e uma vice-presidência de Novos Negócios onde são investidos cerca de 3% de sua receita líquida no custeio de pesquisa e desenvolvimento.

Alguns números da Embraco:
• Possuímos uma capacidade produtiva superior a 30 milhões de compressores ao ano. Só no Brasil, produzimos 300 milhões de compressores até 2010;

• Em 40 anos de operações, a Embraco comercializa produtos em mais de 80 países;

• Nossa empresa emprega hoje, diretamente, cerca de 10 mil pessoas em seis países (Brasil, China, Itália, Eslováquia, Estados Unidos e México);

• A Embraco já obteve um total de 1.060 cartas-patentes;

• Uma equipe de cerca de 450 engenheiros e técnicos trabalha de forma integrada, buscando fornecer soluções aos principais fabricantes mundiais de produtos de refrigeração doméstica e comercial;

• Somos uma das empresas privadas brasileiras com o maior número de cartas-patentes concedidas nos Estados Unidos.
Programas de qualidade
Certificações

Para levar seus produtos a mais de 80 países com qualidade, confiabilidade e alta tecnologia, a EMBRACO conta com uma estrutura moderna, laboratórios de ponta, um time talentoso e busca sempre as melhores práticas em seu processo produtivo.  Todas as suas fábricas no mundo possuem certificações internacionais de qualidade, meio ambiente, gestão de substâncias nocivas, de saúde e segurança.

ISO 9001: Para manter clientes e fornecedores satisfeitos, é preciso cumprir exigências de qualidade. As unidades da EMBRACO são certificadas pela norma ISO 9001, emitida pelo Bureau Veritas Quality International (BVQI), que prevê um conjunto de requisitos padronizados para uma gestão da qualidade. A primeira certificação ISO 9001 foi conquistada em 1992, ano em que a empresa deu início à produção de compressores para gases alternativos aos CFCs.

ISO 14001:
A norma ISO 14001 define a garantia dos parâmetros adequados de gestão ambiental. Essa certificação qualifica os processos de fabricação de compressores e componentes – incluindo, no Brasil, os de fundição – que contribuem com a preservação do meio ambiente.

QC 080.000: Dentro de parâmetros para garantir a sustentabilidade das empresas, a norma internacional QC 080.000 certifica que a empresa possui procedimentos voltados à gestão de substâncias nocivas ao meio ambiente.

OHSAS 18001:
Sigla de Occupational Health and Safety Assessment Series – ou Série de Avaliação da Segurança e Saúde Ocupacional – a norma OHSAS 18001 fiscaliza a gestão das organizações nos ambientes de trabalho sob os quesitos saúde e segurança

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Acadêmico: WAGNER MORETTO
Organização: Stew Leonard´s
Dados da empresa 
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 30 de dezembro de 1969
● Fundador: Stew Leonard, Sr.
● Sede mundial: Norwalk, Connecticut
● Proprietário da marca: Leonard’s Family
● Capital aberto: Não
● Presidente & CEO: Stew Leonard, Jr.
● Faturamento: US$ 380 milhões (estimado)
● Lucro: US$ Não divulgado
● Lojas: 4
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 2.000
● Movimento: 420 mil clientes por semana
● Segmento: Supermercados
● Principais produtos: Laticínios, pães e produtos frescos
● Ícones: A Pedra do Compromisso
● Slogan: The world’s largest dairy store.
● Website: www.stewleonards.com

Stew Leonard´s uma das empresas mais renomadas do mundo existem quatro lojas da rede possuem características bem originais, algumas parecem celeiros e casas de fazenda, até o layout remete ao tema, o que ajuda a diferenciar os supermercados dos demais concorrentes e ainda garante um ambiente familiar e aconchegante aos clientes, eles espremem a laranja na frente do cliente, defumam o salmão, fazem o queijo e torram o café que vão para as prateleiras, e até o leite é tirado ao pé da vaca, pasteurizado, embalado e vendido na hora. Não é difícil se deparar com animais de estimação ou funcionários fantasiados de bicho andando pelas lojas, o cenário é de fazenda, mas é a pequena rede de supermercados Stew Leonard´s, o consumidor, sempre que possível, é chamado pelo nome e recebido por algum dos integrantes da família Leonard na porta, além, é claro, das vaquinhas, que moram mesmo dentro do supermercado, uma Disneylândia dos laticínios, afinal a empresa conseguiu transformar o supermercado em um lugar onde as pessoas se divertem comprando.
O maior componente de emoção e nostalgia da rede Stew Leonard´s é uma mini fazenda anexa a cada loja, com pequenos animais e algumas vacas, as crianças podem participar da ordenha do leite, a empresa trabalha com uma pequena variedade, cerca de 800 itens, sendo 90% alimentos, ambiente criado é de excitação total, procurando levar o cliente a exclamar “Uau”, diante de cada seção, de cada detalhe, conquistou uma menção no Guiness em 1992 como a maior venda/m2 dos estados unidos, reconhecido mundialmente por seu desempenho e orientação para a qualidade, os supermercados Stew Leonard’s mostra muma forte orientação para o atendimento às necessidades do consumidor e um exemplo da aplicação da filosofia de administração orientada para a busca da qualidade em supermercados.
Uma das características importantes da empresa é o treinamento, a participação e a motivação dos funcionários, procurando fazer com que as pessoas se sintam envolvidas, o treinamento é muito importante para a empresa, tanto é que foi criada a Universidade Stew Leonard, por onde passam todos os funcionários novos, que aprendem mais sobre a história da empresa. Stew Leonard vê US$ 50 mil voando para fora de sua loja cada vez que percebe um cliente insatisfeito, calculando esse valor da seguinte forma, gasto médio por cliente = US$ 100 semanais compram em média 50 semanas por ano moram na região por um período médio de 10 anos. Assim, se um cliente tem uma experiência infeliz na loja e troca de supermercado, Stew Leonard considera que perdeu US$ 50 mil em faturamento. Isso sem contar o prejuízo causado por um consumidor insatisfeito que passa a falar mal da loja, influenciando outras pessoas.
Nos últimos três anos, a empresa apareceu entre as 100 melhores empresas para se trabalhar nos Estados Unidos, eis alguns dos motivos 88% dos gerentes fizeram carreira na empresa, 18% dos lucros vão para os funcionários e as mães têm horários mais flexíveis.
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Acadêmico: Douglas Tridapalli
EMPRESAS ARXO
A ARXO é referência no mercado devido a sua alta qualidade nos serviços prestados e sua vasta área de pesquisas em novas tecnologias que agregão valores a fabricação de seus produtos, sempre buscando a satisfação completa de seus clientes e proporcionando a eles um ótimo material de trabalho. A estrutura industrial e a qualificação aplicada também garantem qualidade e segurança total nos produtos da ARXO, que está capacitada para projetar e produzir equipamentos como: tanques jaquetados, aéreos, e de grande capacidade, elevador eletro hidráulico, módulos de abastecimento, vasos de pressão e autoclave para tratamento de madeira.
A ARXO contribui para o desenvolvimento econômico das regiões em que atua. A empresa gera emprego e renda e está sempre preocupada com o crescimento pessoal de seus profissionais.
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO
A história da empresa iniciou em 1967, com a fundação das Soldas Pereira, especialista em serviços de solda e serralheria. Já em 1975, a oficina foi ampliada, ganhou novo endereço e começou a atender as companhias de petróleo com serviços de reformas e consertos relacionados ao mercado. Em 1987, a Soldas Pereira passou a fabricar tanques para armazenamento subterrâneo de combustíveis e, dez anos mais tarde, consolidou as vendas na região sul do país. No ano de 2001, a empresa passou a se chamar Sideraço. Em 2003, ela conquistou a Certificação Internacional de Produto (UL), a ISO 9000, e construiu uma rede de representantes e parceiros. Um ano depois, a empresa adquiriu a certificação nacional de produto do Inmetro. Em 2005, foi inaugurada a unidade de Recife, e em 2006, a de Piçarras, que dois anos depois passou a ser a matriz.  Em 2009, a Sideraço passou a se chamar ARXO. A mudança ocorreu devido a decisões estratégicas, pois o nome antigo não transmitia mais o verdadeiro potencial produtivo, além de ser utilizado por várias empresas no país. Optou-se pela escolha do nome "ARXO" que, em latim, significa armazenar/manter “ARX”.
CERTIFICAÇÕES
Na ARXO, falar em qualidade é tão natural quanto produzir. Cada projeto é analisado criteriosamente e realizado dentro de todas as normas técnicas de segurança e qualidade. Assim, o resultado não poderia ser diferente: produtos altamente capacitados para atender as necessidades desejadas dos clientes.
A ARXO mantém três certificações que comprovam a preocupação constante com a qualidade:
ISO 9001 (NACIONAL), ISO 9001 2008 (INTERNACIONAL)
Visualize os certificados no site: WWW.arxo.com.br
ISO 9001 - De acordo com o órgão certificador DQS - Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung Von Managementsystemen - Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão, mais de um milhão de empresas certificadas no mundo tiram proveito da notável norma ISO 9001 como uma ferramenta para gerir a sua organização e melhorar continuamente seu desempenho. A norma contém os requisitos aplicáveis internacionalmente pela qualidade dos produtos, serviços e desenvolvimento.
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Acadêmica: Natália Adriane Wille
 EMPRESA Lorenzetti S.A. Indústrias Brasileiras Eletrometalúrgicas

A Lorenzetti tem orgulho de ser uma empresa nacional e estar entre as maiores do país.


Uma empresa com mais de 3.000 colaboradores, líder no mercado de Duchas e Chuveiros há mais de 80 anos, vem apostando nos últimos anos no desenvolvimento de novos produtos nas categorias: Metais para Banheiro e Cozinha, Aquecedores de Água a Gás, Purificadores e Filtros de Água, Aquecedores Elétricos de Água e Plásticos Sanitários com a nova marca Fortti.


Programa de Qualidade Total - ISO 9001

A Lorenzetti, preocupada com a satisfação de seus consumidores, busca a cada dia melhorar seus produtos e processos de fabricação, para preservação do meio ambiente.
Conta com corpo de profissionais altamente qualificados para desenvolvimento de produtos de última geração, visando atender as expectativas de seus consumidores.

Desde 1998 o grupo Lorenzetti está certificado conforme a norma NBR-ISO 9001, com objetivo de alcançar a Qualidade Total.

Comentário: A Lorenzetti é uma empresa que fabrica produtos de alta qualidade, cada um de seus produtos possui a certificação ISSO 9001, e outras certificações como: Certificação compulsória do INMETRO, PBE- Programa Brasileiro de Etiquetagem INMETRO, Programa Evolutivo de Conformidade de Metais Sanitários, entre outras.
Certamente este é um grande diferencial competitivo da Lorenzetti em relação as outras empresas. A Empresa também possui uma nova marca chamada Fortti, que são produtos desenvolvidos com a mais alta tecnologia de plásticos.
Atualmente uma forte corrente de apelo ecológico mundial exige das indústrias e empresas a contribuição nesse sentido, e o mercado consumidor também vem se interessando por esse segmento, desta forma a Fortti e a Lorenzetti estão se adequando e fazendo a sua parte, fabricando seus produtos com plásticos que são 100% recicláveis, aliando durabilidade com soluções inovadoras para os seus clientes.


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Electro Aço Alton
Trabalhando em núcleos de peças repetitivas ou sob encomenda, assume há 87 anos na cidade de Blumenau, com o compromisso de transformar o aço em aplicações que contribuem para o desenvolvimento.
A Altona adotou o 6 sigma como estratégia para redução de prazos, custos e melhorar sua competitividade em nível mundial, após dois anos de implementação conta com 60 projetos para melhorar a desempenho na qualidade, também preocupa-se em  respeitar, cumprir e fazer cumprir os princípios expressos no Código de Conduta e nos requisitos da Norma SA-8000, de Gestão Social.

Altona participa em projetos de variados segmentos em mais de 30 países, nos setores Automotivo, Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração, Transporte Pesado, Geração de Energia (Hidráulica, Térmica e Nuclear), Naval e Off Shore, Petrolífero, Mineração, Siderúrgico e Dragagem.

Altona participa em projetos de variados segmentos em mais de 30 países, nos setores Automotivo, Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração, Transporte Pesado, Geração de Energia (Hidráulica, Térmica e Nuclear), Naval e Off Shore, Petrolífero, Mineração, Siderúrgico e Dragagem.

Altona participa em projetos de variados segmentos em mais de 30 países, nos setores Automotivo, Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração, Transporte Pesado, Geração de Energia (Hidráulica, Térmica e Nuclear), Naval e Off Shore, Petrolífero, Mineração, Siderúrgico e Dragagem.
A ALTONA possui o Sistema de Gestão Integrado da Qualidade certificado na norma ISO 9001:2000 e ISO TS 16949 pelo Bureau Veritas Certification, o que evidencia sua competitividade a nível global.
Sendo ainda certificada para materiais por sociedades classificadoras internacionais como, Lloyd’s Register, Germanischer Lloyd, TÜV, DNV e BV, além das certificações de clientes.



Para mais informações: Site: www.lorenzetti.com.br


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Acadêmica: Jenniffer da Silva Soares

GOL LINHAS AEREAS INTELIGENTES
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Inovação, pioneirismo e tarifas reduzidas

Há dez anos, a GOL impulsiona o mercado brasileiro de aviação a se desenvolver, sempre apresentando processos, serviços e produtos inovadores e pioneiros. Com seu modelo de negócios de baixo custo, baixa tarifa (low cost, low fare), a companhia democratizou as viagens de avião no Brasil e na América do Sul.
A cada ano a empresa consegue conquistar mais clientes que antes não podiam fazer viagens aéreas por não terem condição de pagar pelas passagens. Por isso, grande parte dos passageiros da companhia está voando pela primeira vez, devido às tarifas reduzidas da GOL que, muitas vezes, são competitivas com os preços das passagens de ônibus.
A GOL oferece atualmente a mais extensa e conveniente malha de rotas na América do Sul e Caribe, com quase 900 voos diários para 71 destinos em 13 países. Combinada com parcerias operacionais de empresas aéreas nacionais e estrangeiras, a rede de linhas da GOL está entre as melhores para clientes que querem viajar para o Brasil, dentro do país ou a partir dele.
A Gol Linhas Aéreas recebeu da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), reconhecida como o padrão mundial para avaliação do gerenciamento da segurança operacional e de controle das empresas aéreas.
A obtenção do certificado, além de elevar o nível de credibilidade e confiança na segurança das operações da empresa, abre portas para uma série de oportunidades comerciais, como a assinatura de acordos de code-share (compartilhamento de voos) com empresas aéreas estrangeiras que operam voos intercontinentais para o Brasil e a América do Sul.
“A obtenção da Iosa é motivo de grande orgulho para cada um dos 17 mil colaboradores da Gol. Ao longo de 2008, a Companhia realmente se mobilizou e se comprometeu em todas as frentes para alcançar o mesmo objetivo: garantir que todos os procedimentos sejam executados de forma consistente e de acordo com os mais rigorosos requisitos de segurança exigidos no mundo”, destaca Constantino de Oliveira Júnior, presidente da Gol.
Maiores Informações: www.voegol.com.br
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Acadêmico: Uillian 
Nome da organização:  Concrebras o concreto do brasil.
Ø  Data da pesquisa: 27/03
Ø  Comentários: A concrebras surgiu em 1974 pelo grupo feruzzi na cidade de São Paulo com origem italiana, A empresa veio para o sul em 1979 com isso adquirindo a empresa Betonex, em Santa Catarina, em 1994 o grupo Lafarge assume a empresa.
No mês de agosto de 2001 a empresa se integrou ao grupo de Itambé(empresa de cimento ), com isso conta com um amplo programa de modernização que esta aliado ao seu know-how técnico e operacional, assim garantindo garantido ao cliente o que a de mais modernos em serviço de concretagem.
A Concrebras está capacitada para atender as mais variadas necessidades e especificações técnicas com qualidade e segurança. A politica da empresa esta voltada à garantia do produto e serviço a qualidade.
Para cumprir a politica de qualidade ela tem como as normas do ISO 9001:2008.

Ø  Programa desenvolvido pela empresa: ISO 9001:2008.
Ø  Comentários pessoais: A Concrebras possui ISO 9001 e o 2008 com normais internacionais com isso garante o melhor produto e serviço, para cumprir sua Política de Qualidade, a Concrebrás adota diversas medidas como:
Desde a matéria-prima são rigorosamente analisados em laboratórios próprios, e com isso garante o concreto estabilidade e durabilidade.
A politica da qualidade da empresa esta voltado desde o cliente que é garantir às mesmas soluções adequadas às suas necessidades. Ao colaborador que e um ambiente saudável e seguro, as acionista a preservação a imagem da empresa, eo meio ambiente que é  mais importante.


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AGUARDAMOS NOVAS POSTAGENS DOS RELATOS DAS EMPRESAS QUE DESENVOLVEM PROGRAMAS DE QUALIDADE TOTAL. 
FELIZ PÁSCOA A TODOS ACADÊMICOS.
Abraço, do Profl Juarez

2 comentários:

  1. Parabéns às alunas e ao conselho editorial pelos relatos e pelas análises dos trabalhos!
    São belos exemplos de Gestão da Qualidade (GQT).

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  2. Parabenizo a todos alunos que tiveram postados seus trabalhos no blog gqtalunossinergia.blogspot.com.br . Informo que até o dia da nossa prova, estaremos recebendo os demais trabalhos faltantes.

    Para reflexão: "O sucesso é constituído de 99 por cento de fracasso." Soichiro Honda - fundador e presidente da Honda (1907-1991).

    Bons estudos, trabalho e lazer. - Prof. Juarez.

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